20 de abril de 2017

Falar ou não falar sobre suicídio?


A temática do suicídio infantil e juvenil vem sendo bastante comentada atualmente, principalmente por conta da série da Netflix "13 Reasons Why"* e do jogo "Baleia Azul"**, contudo, ao meu ver, nenhum deles fazem surgir do nada pensamentos suicídas... eles vêm de encontro aos adolescentes trazendo à tona sentimentos... pensamentos... e frustrações... que já estavam lá!

Podemos tentar colocar tudo pra baixo do tapete... proibir... esconder... ignorar ou podemos aproveitar para abordar esse tema... conversar... nos mostrarmos acessíveis e disponíveis para ouvir.... acolher... e juntos buscar soluções.

Mais uma vez tudo começa dentro de casa... hoje em dia muitos pais não conhecem os filhos (crianças e adolescentes) que têm... o que pensam... o que sonham... o que sentem... esse é o problema.

Também não podemos fechar os olhos e sermos ingênuos... dentro de casa podemos "controlar" o que eles tem acesso...  mas eles estão inseridos em outros grupos sociais que não temos controle: escola... cursos... amigos... transporte escolar...

O suicídio é um tema tabu como tantos outros... como sexo e drogas... que a nossa sociedade ainda precisa aprender a lidar... infelizmente!



*13 Reasons Why: Esta série gira em torno de Clay Jensen, um estudante tímido do ensino médio, que encontra uma caixa na porta de sua casa. Ao abri-la, ele descobre que a caixa contém sete fitas cassete gravadas pela falecida Hannah Baker, sua colega que cometeu suicídio recentemente. Inicialmente, as fitas foram enviadas para um colega, com instruções para passá-las de um estudante para outro. Nas fitas, Hannah explica para treze pessoas como eles desempenharam um papel na sua morte, apresentando treze motivos que explicam porque ela se matou. 

**Jogo da Baleia Azul: Disputado pelas redes sociais, propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio.



Por fim gostaria de deixar uma frase para reflexão e um link com a opinião, da qual eu compartilho, de um profissional da área da saúde sobre a série da Netflix... 

"A ARTE É SEMPRE REFLEXO E NUNCA NARCISO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário