7 de maio de 2012

ALFABETO EMOCIONAL



“Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam um organismo” (Dr. Juan Hitzig)



Dr. Juan Hitzig, é médico, pesquisador e professor de Biogerontología da Universidade Maimónides, Buenos Aires, Argentina, membro da Academy of Antiaging Medicine e assessor gerontológico da Fundación Convivir. Autor do livro: Cincuenta y Tantos.


Segundo pesquisas e estudos desenvolvidos com o acompanhamento de pessoas que atingem uma longevidade saudável, o Dr. Hitzig pode pode concluir que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.

Sintetizando, o pesquisador coloca a questão em termos de dois tipos principais de “condutas”, a saber: condutas “S” e condutas “R”.

Entre as condutas “S”, estão: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso.

Condutas “S” promovem a secreção de Serotonina.

Por outro lado as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CoRtisol, um hormônio coRRosivo para as células, que acelera o envelhecimento.

Condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.

Condutas “R” ao contrário geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.

Aprendendo e utilizando em nossas vidas o “alfabeto emocional” estaremos contribuindo para viver mais tempo e melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento.

O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.

Tenha uma excelente vida!

Plena de Serotonina!!!

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário